Batata Assada com Recheio de Frango

 

5 dicas para fazer uma batata assada com recheio de frango deliciosa. Você já experimentou batata assada com recheio de frango? Essa é uma receita simples, mas que pode surpreender o seu paladar. Além de ser uma ótima opção para aproveitar as sobras de frango, essa receita é nutritiva, saborosa e fácil de fazer. Neste artigo, vamos te ensinar como preparar uma batata assada com recheio de frango perfeita, com dicas para deixá-la crocante por fora e macia por dentro, e para escolher os melhores temperos e acompanhamentos. Confira!

Ingredientes da receita:

– 4 batatas grandes
– 2 xícaras de frango cozido e desfiado
– 1/2 xícara de requeijão cremoso
– 1/4 de xícara de cebolinha picada
– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
– Azeite para regar
– Queijo parmesão ralado para polvilhar

 O que é batata assada com recheio de frango?

Batata assada com recheio de frango é uma receita que consiste em assar batatas inteiras no forno até ficarem macias, cortá-las ao meio e retirar parte da polpa, misturar essa polpa com frango desfiado e requeijão, rechear as batatas com essa mistura e levar ao forno novamente para gratinar. É um prato que pode ser servido como entrada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal, dependendo do tamanho das batatas e da quantidade de recheio.

 Como fazer batata assada com recheio de frango?

Para fazer batata assada com recheio de frango, você vai precisar de:

– Lavar bem as batatas e secá-las com um pano. Fazer alguns furos na casca com um garfo e embrulhar cada uma em papel-alumínio.
– Levar as batatas ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de uma hora ou até que estejam macias ao espetar um palito.
– Retirar as batatas do forno e deixar esfriar um pouco. Desembrulhar as batatas e cortá-las ao meio. Com uma colher, retirar parte da polpa das batatas, deixando uma borda de cerca de um centímetro. Reservar a polpa em uma tigela.
– Em outra tigela, misturar o frango desfiado com o requeijão, a cebolinha, o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Mexer bem até formar uma pasta homogênea.
– Rechear as cavidades das batatas com a mistura de frango e requeijão. Colocar as batatas em uma assadeira untada com azeite. Regar as batatas com um pouco de azeite e polvilhar o queijo parmesão ralado por cima.
– Levar as batatas ao forno novamente por cerca de 15 minutos ou até que o queijo esteja derretido e dourado.
– Retirar as batatas do forno e servir em seguida ou guardar na geladeira por até dois dias.

Por que fazer batata assada com recheio de frango?

Fazer batata assada com recheio de frango é uma boa ideia por vários motivos:

– É uma receita fácil e rápida de fazer, que não requer muitos ingredientes ou utensílios.
– É uma receita versátil, que pode ser adaptada ao seu gosto, trocando o frango por outro tipo de carne ou proteína vegetal, o requeijão por outro tipo de queijo ou creme, e os temperos por outros de sua preferência.
– É uma receita econômica, que aproveita as sobras de frango que você já tem na geladeira ou no freezer.
– É uma receita nutritiva, que combina carboidratos, proteínas e gorduras boas em um só prato. A batata é rica em potássio, vitamina C e fibras; o frango é uma fonte de proteína magra e de vitaminas do complexo B; o requeijão é uma fonte de cálcio e de gorduras saudáveis; e os temperos são fontes de antioxidantes e de sabor.
– É uma receita saborosa, que agrada a todos os paladares, desde os mais simples aos mais exigentes. A batata assada fica crocante por fora e macia por dentro, o recheio fica cremoso e suculento, e o queijo gratinado fica dourado e irresistível.

 Mais 3 receitas de batata assada com recheio

Se você gostou da receita de batata assada com recheio de frango, que tal experimentar outras variações? Aqui estão mais três sugestões de recheios para você se inspirar:

– Batata assada com recheio de carne moída: substitua o frango desfiado por carne moída refogada com cebola, alho, tomate, sal e pimenta. Adicione um pouco de molho de tomate para dar mais umidade e sabor ao recheio. Polvilhe queijo mussarela ralado por cima antes de levar ao forno.
Batata assada com recheio de atum: substitua o frango desfiado por atum em lata escorrido e desfiado. Misture com maionese, mostarda, sal, pimenta e salsinha picada. Polvilhe queijo prato ralado por cima antes de levar ao forno.
– Batata assada com recheio de brócolis e ricota: substitua o frango desfiado por brócolis cozido e picado. Misture com ricota amassada, sal, pimenta, noz-moscada e orégano. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima antes de levar ao forno.

 Dúvidas comuns sobre batata assada com recheio

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer batata assada com recheio? Veja se alguma dessas perguntas te ajuda:

– Como escolher as melhores batatas para assar? Prefira as batatas grandes, firmes e sem manchas ou brotos. As batatas do tipo asterix ou monalisa são boas opções para assar, pois têm a casca mais grossa e a polpa mais seca.
– Como saber se as batatas estão cozidas? Espete um palito ou uma faca nas batatas depois de tirá-las do forno. Se entrar facilmente, sem resistência, significa que estão cozidas. Se estiverem duras ou cruas por dentro, leve-as ao forno novamente por mais tempo.
Como deixar as batatas mais crocantes? Regue as batatas com um pouco de azeite antes de levá-las ao forno pela primeira vez. Isso vai ajudar a formar uma casca mais dourada e crocante. Você também pode polvilhar um pouco de sal grosso sobre as batatas para dar mais sabor e textura.
Como variar os acompanhamentos das batatas? Você pode servir as batatas assadas com recheio com uma salada verde, um molho de iogurte ou uma geleia de pimenta. Você também pode servir com arroz, feijão, legumes cozidos ou grelhados, ou o que mais você gostar.

Batata assada com recheio de frango é uma receita deliciosa que você pode fazer em casa sem complicações. Aproveite as nossas dicas para deixar as suas batatas perfeitas, crocantes por fora e macias por dentro, e para escolher os melhores ingredientes e temperos para o seu recheio. Experimente também as nossas sugestões de outros recheios e acompanhamentos para variar o seu cardápio. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui : Pastelão de Forno

 

Deixe um comentário