5 dicas para fazer uma batata gratinada com camarão deliciosa. A batata gratinada com camarão é um prato que combina o sabor suave da batata com o toque especial do camarão, cobertos por um molho cremoso e queijo derretido. É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como almoços em família ou jantares românticos. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer uma batata gratinada com camarão perfeita, seguindo algumas dicas simples e práticas. Confira!
Ingredientes da receita:
– 1 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas finas
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 2 xícaras (chá) de leite
– 1 xícara (chá) de creme de leite
– 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
– 2 colheres (sopa) de salsa picada
– 500 g de camarões limpos e temperados com sal, pimenta e limão
– 200 g de queijo muçarela ralado
O que é batata gratinada?
A batata gratinada é um prato típico da culinária francesa, que consiste em camadas de batatas cozidas, regadas com um molho branco e cobertas com queijo ralado, que vai ao forno para gratinar. O termo gratinado vem do francês gratiner, que significa dourar ou formar uma crosta. A batata gratinada pode ser servida como acompanhamento ou como prato principal, variando os ingredientes do recheio.
Como fazer batata gratinada com camarão?
Para fazer uma batata gratinada com camarão, você vai precisar de:
– Uma panela grande com água fervente e sal para cozinhar as batatas por cerca de 15 minutos, ou até que fiquem macias, mas não desmanchem. Escorra e reserve.
– Uma panela média para fazer o molho branco. Derreta a manteiga em fogo baixo e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, até formar uma pasta. Adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um molho liso e homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto e desligue o fogo. Misture o creme de leite, o queijo parmesão e a salsa picada.
– Uma frigideira grande para refogar os camarões em fogo alto por cerca de 10 minutos, ou até que fiquem rosados e cozidos. Reserve.
– Um refratário untado com manteiga para montar o prato. Espalhe uma camada de batatas no fundo do refratário, cubra com metade do molho branco e metade dos camarões. Repita as camadas, terminando com o molho branco. Polvilhe o queijo muçarela por cima e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo derreta e doure.
– Sirva quente, acompanhado de uma salada verde ou do seu acompanhamento preferido.
Por que fazer batata gratinada com camarão?
A batata gratinada com camarão é um prato que tem muitos benefícios para a sua saúde e para o seu paladar. Veja alguns motivos para fazer essa receita:
– A batata é uma fonte de carboidratos complexos, que fornecem energia para o seu organismo e ajudam a regular o açúcar no sangue.
– O camarão é rico em proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação e manutenção dos músculos, dos ossos e da pele.
– O camarão também contém ômega-3, um tipo de gordura boa que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, inflamatórias e neurológicas.
– O queijo é uma fonte de cálcio, que fortalece os dentes e os ossos, e de vitaminas do complexo B, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso e do metabolismo.
– O molho branco é uma forma de incorporar o leite na sua alimentação, que também é rico em cálcio e em proteínas.
– A salsa é uma erva aromática que contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e combate os radicais livres, e ferro, que previne a anemia.
Outras receitas de batata gratinada
Se você gostou da receita de batata gratinada com camarão, que tal experimentar outras variações desse prato? Confira algumas sugestões:
– Batata gratinada com frango: substitua os camarões por peito de frango cozido e desfiado, e acrescente milho verde e ervilhas ao molho branco.
– Batata gratinada com presunto e queijo: substitua os camarões por presunto picado, e use queijo prato ou cheddar no lugar do parmesão e da muçarela.
– Batata gratinada com bacon e cebola: substitua os camarões por bacon frito em cubinhos, e refogue cebola fatiada na gordura do bacon. Adicione a cebola ao molho branco e o bacon às camadas de batata.
– Batata gratinada com carne moída: substitua os camarões por carne moída refogada com alho, cebola, tomate, sal e pimenta. Use molho de tomate no lugar do molho branco.
Dúvidas frequentes sobre batata gratinada com camarão
Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer batata gratinada com camarão? Veja se a sua pergunta está entre as mais comuns:
– Posso usar outro tipo de batata?
Sim, você pode usar a batata de sua preferência, como a inglesa, a baroa ou a doce. O importante é cortá-las em rodelas finas e cozinhar até ficarem macias, mas firmes.
– Posso usar outro tipo de camarão?
Sim, você pode usar o camarão de sua preferência, como o rosa, o cinza ou o pistola. O importante é limpá-los bem e temperá-los com sal, pimenta e limão antes de refogar.
– Posso fazer o molho branco sem farinha de trigo?
Sim, você pode fazer o molho branco sem farinha de trigo, usando apenas leite, creme de leite, queijo parmesão e salsa. Nesse caso, você vai precisar cozinhar o molho por mais tempo, mexendo sempre, até engrossar. Você também pode usar amido de milho ou farinha de arroz para engrossar o molho.
– Posso congelar a batata gratinada com camarão?
Sim, você pode congelar a batata gratinada com camarão depois de montar o prato no refratário, mas antes de levar ao forno. Cubra bem o refratário com papel-alumínio ou filme plástico e leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira por 12 horas e leve ao forno normalmente.
A batata gratinada com camarão é um prato delicioso e fácil de fazer, que vai surpreender os seus convidados. Basta seguir as nossas dicas para cozinhar as batatas, fazer o molho branco, refogar os camarões e montar as camadas no refratário. Depois é só levar ao forno para gratinar e servir quente. Você também pode variar os ingredientes do recheio e experimentar outras receitas de batata gratinada. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que faça essa receita em casa. Deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!