Bolo Gelado de Doce de Leite

5 dicas para fazer um bolo gelado de doce de leite delicioso. O bolo gelado de doce de leite é uma sobremesa fácil, rápida e saborosa que agrada a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa delícia em casa, com ingredientes simples e sem complicação. Além disso, você vai conferir algumas dicas para deixar o seu bolo ainda mais gostoso e cremoso. Vamos lá?

Ingredientes da receita:

– 3 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 1 xícara de leite
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite
– 200 g de coco ralado

 O que é o bolo gelado de doce de leite?

O bolo gelado de doce de leite é uma receita típica da culinária brasileira, que consiste em um bolo simples, umedecido com uma calda de leite condensado e coberto com um creme de doce de leite e coco ralado. Essa sobremesa é ideal para servir em dias quentes, pois fica bem refrescante e leve. Além disso, é uma ótima opção para aproveitar as sobras de bolo que você tiver na geladeira.

Como fazer o bolo gelado de doce de leite?

Para fazer o bolo gelado de doce de leite, você vai precisar seguir alguns passos simples:

– Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e claro.
– Adicione a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite, e misture bem.
– Por último, acrescente o fermento em pó e mexa delicadamente.
– Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
– Retire o bolo do forno e deixe esfriar um pouco.
– Com um garfo ou um palito, faça furos por toda a superfície do bolo.
– Em uma panela, leve o leite condensado ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar e ficar com cor de caramelo. Esse é o doce de leite.
– Desligue o fogo e misture o creme de leite ao doce de leite, formando um creme homogêneo.
– Espalhe esse creme sobre o bolo, cobrindo todos os furos.
– Polvilhe o coco ralado por cima e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Por que fazer o bolo gelado de doce de leite?

Fazer o bolo gelado de doce de leite é uma forma de surpreender a sua família e os seus amigos com uma sobremesa deliciosa e fácil de preparar. Além disso, essa receita tem alguns benefícios para a sua saúde, como:

– O ovo é uma fonte de proteína, que ajuda na construção dos músculos e na manutenção dos tecidos do corpo.
– O açúcar fornece energia para as atividades diárias e melhora o humor.
– A farinha de trigo contém carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e proporcionam saciedade por mais tempo.
– O leite é rico em cálcio, que fortalece os ossos e os dentes.
– O fermento em pó ajuda na fermentação da massa, deixando o bolo mais macio e fofo.
– O leite condensado é uma fonte de gordura boa, que auxilia na absorção das vitaminas lipossolúveis e na proteção das células.
– O creme de leite contém vitamina A, que melhora a visão e a imunidade.
– O coco ralado possui fibras, que regulam o intestino e previnem a prisão de ventre.

 Outras receitas de bolo gelado que você pode gostar

Se você gostou da receita de bolo gelado de doce de leite, que tal experimentar outras variações dessa sobremesa? Aqui estão algumas sugestões que você pode fazer em casa:

Bolo gelado de chocolate: substitua o doce de leite por uma calda de chocolate feita com leite, achocolatado e margarina. Cubra o bolo com chantilly e raspas de chocolate.
– Bolo gelado de coco: substitua o doce de leite por uma calda de leite de coco e açúcar. Cubra o bolo com chantilly e coco fresco ralado.
Bolo gelado de abacaxi: substitua o doce de leite por uma calda de abacaxi em calda picado e açúcar. Cubra o bolo com creme de leite misturado com leite condensado e coco ralado.

 Dúvidas frequentes sobre o bolo gelado de doce de leite

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer o bolo gelado de doce de leite? Então confira as respostas para as perguntas mais comuns sobre essa receita:

Posso usar outro tipo de bolo para fazer o bolo gelado de doce de leite?
Sim, você pode usar qualquer tipo de bolo que você preferir, como bolo de cenoura, bolo de laranja, bolo de fubá, etc. O importante é que o bolo esteja frio e furado para absorver a calda.
– Posso fazer o doce de leite na panela de pressão?
Sim, você pode fazer o doce de leite na panela de pressão, mas tome cuidado para não se queimar. Para isso, coloque a lata de leite condensado fechada na panela, cubra com água e cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão. Depois, espere a panela esfriar completamente antes de abrir a lata.
Posso congelar o bolo gelado de doce de leite?
Sim, você pode congelar o bolo gelado de doce de leite por até 3 meses, desde que esteja bem embalado em papel alumínio ou filme plástico. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

O bolo gelado de doce de leite é uma receita simples e deliciosa que vai fazer sucesso na sua mesa. Com poucos ingredientes e passos fáceis, você pode preparar essa sobremesa refrescante e cremosa para qualquer ocasião. Experimente e compartilhe a sua opinião conosco nos comentários. E se você tiver alguma sugestão ou dica para melhorar essa receita, também deixe o seu recado. Até a próxima!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Queijadinha Cremosa

Deixe um comentário