Carne louca na Pressão

5 dicas para fazer uma carne louca na pressão deliciosa

 5 dicas para fazer uma carne louca na pressão deliciosa. A carne louca na pressão é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em uma carne desfiada e temperada com molho de tomate, cebola, pimentão e outros ingredientes. É uma ótima opção para servir em festas, lanches ou refeições do dia a dia. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer uma carne louca na pressão saborosa, macia e suculenta, com algumas dicas simples e práticas.

Ingredientes da receita:

 

– 1 kg de acém ou lagarto
– 2 colheres de sopa de óleo
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho picados
– 2 folhas de louro
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 4 xícaras de água
– 1 lata de molho de tomate
– 1/4 de xícara de vinagre
– 1/4 de xícara de azeitonas verdes picadas
– 1/4 de xícara de cheiro-verde picado
– 1 pimentão vermelho cortado em tiras

 O que é carne louca na pressão?

 

A carne louca na pressão é um prato que surgiu no estado de São Paulo, como uma forma de aproveitar as sobras de carne assada ou cozida. A carne é desfiada e refogada com um molho à base de tomate, cebola, pimentão e outros temperos, que dão um sabor especial ao prato. A carne louca na pressão pode ser servida quente ou fria, acompanhada de pão, arroz, salada ou purê. É uma receita fácil, rápida e econômica, que agrada a todos os paladares.

 Como fazer carne louca na pressão?

 

Para fazer uma carne louca na pressão deliciosa, você vai precisar de uma panela de pressão, uma faca, uma tábua, uma colher e uma travessa. Siga o passo a passo abaixo:

– Corte a carne em pedaços grandes e tempere com sal e pimenta-do-reino.
– Aqueça o óleo na panela de pressão e doure a carne de todos os lados.
– Adicione a cebola, o alho, o louro e a água e tampe a panela.
– Cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão ou até a carne ficar macia.
– Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
– Retire a carne da panela e desfie com um garfo ou com as mãos.
– Coloque a carne desfiada em uma travessa e reserve.
– Leve a panela ao fogo novamente e acrescente o molho de tomate, o vinagre, as azeitonas, o cheiro-verde e o pimentão.
– Deixe ferver por cerca de 10 minutos ou até o molho engrossar.
– Despeje o molho sobre a carne desfiada e misture bem.
– Sirva a sua carne louca na pressão quente ou fria, como preferir.

 Por que fazer carne louca na pressão?

 

Fazer carne louca na pressão tem muitas vantagens. Veja algumas delas:

– É um prato versátil, que pode ser servido em diversas ocasiões e combina com vários acompanhamentos.
– É um prato nutritivo, que fornece proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
– É um prato saboroso, que tem um molho rico em aromas e cores.
– É um prato econômico, que aproveita cortes mais baratos de carne bovina.
– É um prato fácil, que não requer muita habilidade na cozinha.

 Outras receitas de carne louca na pressão

 

Se você gostou da receita de carne louca na pressão tradicional, que tal experimentar outras variações? Confira algumas sugestões:

Carne louca na pressão com cerveja: substitua a água por cerveja preta na hora de cozinhar a carne. O resultado é uma carne mais escura e com um sabor mais intenso.
Carne louca na pressão com maionese: adicione duas colheres de sopa de maionese ao molho de tomate na hora de finalizar o prato. A maionese vai deixar o molho mais cremoso e suave.
– Carne louca na pressão com bacon: frite 100 g de bacon picado em uma frigideira e adicione à carne desfiada antes de misturar com o molho. O bacon vai dar um toque crocante e salgado ao prato.
– Carne louca na pressão com legumes: acrescente cenoura, batata, vagem e milho cozidos ao molho de tomate na hora de finalizar o prato. Os legumes vão trazer mais cor, textura e nutrientes ao prato.

Dúvidas comuns sobre carne louca na pressão

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer carne louca na pressão? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre o assunto:

Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar outros cortes de carne bovina, como coxão mole, patinho ou músculo. Também pode usar carne suína, como lombo ou pernil, ou carne de frango, como peito ou coxa.
– Posso congelar a carne louca na pressão? Sim, você pode congelar a carne louca na pressão por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, basta levar ao micro-ondas ou ao fogo baixo, mexendo de vez em quando.
– Posso fazer a carne louca na pressão sem panela de pressão? Sim, você pode fazer a carne louca na pressão em uma panela comum, mas vai demorar mais tempo para a carne ficar macia. Nesse caso, você deve cozinhar a carne por cerca de 2 horas em fogo baixo, adicionando mais água se necessário.

A carne louca na pressão é um prato delicioso, fácil e versátil, que pode ser feito com diferentes tipos de carne e temperos. Aprenda a fazer uma carne louca na pressão saborosa, macia e suculenta, seguindo as dicas que te demos neste artigo. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Bolo de Nozes

Deixe um comentário