5 dicas para fazer carne louca para lanches. A carne louca é um prato típico da culinária brasileira, que consiste em carne cozida e desfiada com temperos variados. É uma ótima opção para servir em lanches, sanduíches, tortas e salgados. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer carne louca para lanches de forma simples, rápida e saborosa. Você vai aprender os ingredientes, o modo de preparo, as dicas e os benefícios dessa receita.
Ingredientes da receita:
– 1 kg de carne (acém, lagarto ou coxão duro)
– 4 colheres de sopa de óleo
– 2 cebolas picadas
– 4 dentes de alho picados
– 2 folhas de louro
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 xícara de chá de molho de tomate
– 1/4 de xícara de chá de vinagre
– 1/4 de xícara de chá de água
– 1/4 de xícara de chá de azeitonas verdes picadas
– 1/4 de xícara de chá de cheiro-verde picado
O que é carne louca e por que fazer?
A carne louca é um prato que surgiu no Brasil como uma forma de aproveitar as sobras de carne cozida. O nome se deve ao fato de que a carne é desfiada e misturada com vários temperos, dando um aspecto “louco” ao prato. A carne louca é muito versátil e pode ser usada para rechear pães, tortas, salgados, pastéis e até mesmo saladas. Além disso, é uma receita econômica, fácil de fazer e que rende bastante. A carne louca também é rica em proteínas, ferro e zinco, que são importantes para a saúde dos músculos, do sangue e do sistema imunológico.
Como fazer carne louca para lanches?
Para fazer carne louca para lanches, você vai precisar de uma panela de pressão, uma panela comum, uma tábua, uma faca e uma travessa. Siga o passo a passo abaixo:
– Em uma panela de pressão, coloque a carne, o óleo, metade da cebola, metade do alho, o louro, o sal e a pimenta-do-reino. Cubra com água e cozinhe por cerca de 40 minutos após pegar pressão.
– Desligue o fogo e espere a pressão sair. Retire a carne da panela e deixe esfriar um pouco. Depois, desfie a carne com as mãos ou com um garfo.
– Em uma panela comum, refogue o restante da cebola e do alho até dourar. Adicione o molho de tomate, o vinagre, a água, as azeitonas e o cheiro-verde. Misture bem e deixe ferver por alguns minutos.
– Junte a carne desfiada ao molho e mexa bem para incorporar. Acerte o sal e a pimenta-do-reino se necessário.
– Transfira a carne louca para uma travessa e sirva como preferir.
Quais são os benefícios da carne louca para lanches?
A carne louca para lanches é um prato que traz vários benefícios para a sua saúde e para o seu bolso. Veja alguns deles:
– É uma forma de aproveitar as sobras de carne cozida, evitando o desperdício e economizando dinheiro.
– É uma receita fácil de fazer, que não requer muitos utensílios nem habilidades culinárias.
– É uma receita que rende bastante, podendo servir várias pessoas ou ser guardada na geladeira ou no freezer para consumir depois.
– É uma receita versátil, que pode ser usada para rechear diversos tipos de lanches, desde os mais simples até os mais sofisticados.
– É uma receita nutritiva, que fornece proteínas, ferro e zinco para o seu organismo.
Quais são as outras receitas de carne louca que você pode fazer?
Se você gostou da receita de carne louca para lanches, que tal experimentar outras variações desse prato? Confira algumas sugestões:
– Carne louca com cerveja: substitua o vinagre e a água por uma lata de cerveja clara e adicione uma colher de sopa de açúcar ao molho. Fica uma delícia!
– Carne louca com legumes: acrescente cenoura, batata, vagem e milho ao molho e cozinhe até ficarem macios. Uma ótima opção para incrementar a sua carne louca.
– Carne louca com maionese: misture maionese, mostarda, ketchup e orégano ao molho e leve à geladeira por algumas horas. Fica uma pasta cremosa e saborosa para rechear sanduíches frios.
– Carne louca com queijo: coloque a carne louca em uma forma refratária, cubra com fatias de queijo mussarela e leve ao forno para derreter. Fica um prato gratinado e irresistível.
Quais são as dúvidas comuns sobre a carne louca?
A carne louca é um prato simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Veja as respostas para as perguntas mais frequentes:
– Qual é o melhor tipo de carne para fazer carne louca?
R: Os melhores tipos de carne para fazer carne louca são os cortes mais duros e baratos, como acém, lagarto ou coxão duro. Esses cortes ficam macios e fáceis de desfiar depois de cozidos na panela de pressão.
– Como conservar a carne louca?
R: A carne louca pode ser guardada na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo ou ao micro-ondas até aquecer bem.
– Como servir a carne louca?
R: A carne louca pode ser servida de várias formas, dependendo da sua preferência e da ocasião. Você pode servir a carne louca quente ou fria, em sanduíches, tortas, salgados, pastéis ou saladas. Você também pode servir a carne louca como prato principal, acompanhada de arroz, feijão, farofa e salada verde.
A carne louca é um prato delicioso, versátil e econômico que você pode fazer para os seus lanches. Neste artigo, você aprendeu como fazer carne louca para lanches de forma simples, rápida e saborosa. Você também aprendeu os benefícios, as variações e as dúvidas comuns sobre essa receita. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa carne louca. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:
Confira aqui: Bolo Mousse de Chocolate