Doce de leite

 

5 dicas para fazer um doce de leite caseiro delicioso. O doce de leite é uma das sobremesas mais populares e versáteis da culinária brasileira. Ele pode ser usado para rechear bolos, tortas, pães, biscoitos e até mesmo comer de colher. Mas você sabia que é possível fazer um doce de leite caseiro com poucos ingredientes e sem muito trabalho? Neste artigo, vamos te ensinar como fazer um doce de leite caseiro delicioso, cremoso e com aquele sabor irresistível. Além disso, vamos te dar algumas dicas para variar o sabor e a textura do seu doce de leite, e também para aproveitá-lo em outras receitas.

Ingredientes da receita:

 

– 1 litro de leite integral
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 pitada de sal

 O que é o doce de leite e como ele é feito?

 

O doce de leite é um produto obtido pela cocção e concentração do leite com açúcar. Ele tem origem na América Latina, onde é conhecido por diferentes nomes, como dulce de leche, manjar blanco, arequipe ou cajeta. O doce de leite tem uma cor marrom clara, uma consistência cremosa e um sabor adocicado e caramelizado. O doce de leite pode ser feito com diferentes tipos de leite, como o de vaca, o de cabra ou o de búfala, e também pode receber outros ingredientes, como baunilha, canela, chocolate ou coco.

Como fazer um doce de leite caseiro simples?

 

Para fazer um doce de leite caseiro simples, você vai precisar apenas de quatro ingredientes: leite integral, açúcar, bicarbonato de sódio e sal. O bicarbonato de sódio ajuda a evitar a formação de grumos e a dar uma cor mais bonita ao doce. O sal realça o sabor e equilibra a doçura. O modo de preparo é muito fácil:

– Em uma panela grande e funda, misture o leite com o açúcar e leve ao fogo médio-alto, mexendo sempre até dissolver o açúcar.
– Quando começar a ferver, abaixe o fogo e adicione o bicarbonato de sódio e o sal. Mexa bem para incorporar.
– Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, por cerca de duas horas ou até que o doce fique com uma cor marrom clara e uma consistência cremosa. Cuidado para não deixar queimar no fundo da panela.
– Desligue o fogo e transfira o doce para um recipiente de vidro ou plástico com tampa. Deixe esfriar completamente antes de guardar na geladeira.

Por que fazer um doce de leite caseiro?

 

Fazer um doce de leite caseiro tem muitas vantagens em relação aos doces industrializados. Veja algumas delas:

– Você pode controlar a qualidade dos ingredientes e evitar conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.
– Você pode ajustar o ponto do doce ao seu gosto, deixando mais firme ou mais mole, mais claro ou mais escuro.
– Você pode personalizar o sabor do seu doce, adicionando outros ingredientes como baunilha, canela, chocolate ou coco.
– Você pode economizar dinheiro e aproveitar melhor o leite que sobrou na geladeira.
– Você pode se divertir na cozinha e surpreender sua família e amigos com um doce feito por você.

 Como usar o doce de leite caseiro em outras receitas?

 

O doce de leite caseiro é muito versátil e pode ser usado em diversas receitas doces. Aqui vão algumas sugestões:

– Bolo de cenoura com cobertura de doce de leite: faça um bolo de cenoura simples e cubra com uma camada generosa de doce de leite. Se quiser, salpique granulado por cima.
– Pudim de doce de leite: bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite, 4 ovos e 1 xícara de doce de leite. Despeje em uma forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos ou até que esteja firme. Desenforme e sirva gelado.
– Brigadeiro de doce de leite: em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 2 colheres de sopa de manteiga e 4 colheres de sopa de doce de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que desgrude do fundo da panela. Deixe esfriar e enrole em bolinhas. Passe no açúcar cristal ou no coco ralado e coloque em forminhas.
– Torta de banana com doce de leite: em uma tigela, misture 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 colher de chá de fermento em pó e uma pitada de sal. Acrescente 3/4 de xícara de manteiga gelada picada e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Reserve. Em outra tigela, misture 4 bananas maduras amassadas, 2 ovos batidos, 1/2 xícara de leite e 1 colher de chá de essência de baunilha. Em uma forma untada e enfarinhada, espalhe metade da farofa e pressione com as mãos. Por cima, espalhe uma camada de doce de leite. Cubra com a mistura de banana e finalize com o restante da farofa. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourada. Deixe esfriar um pouco e corte em pedaços.

 Dúvidas comuns sobre o doce de leite caseiro

 

– Posso fazer o doce de leite na panela de pressão?
Sim, você pode fazer o doce de leite na panela de pressão usando uma lata ou caixinha de leite condensado. Basta retirar o rótulo, colocar a lata fechada dentro da panela, cobrir com água e cozinhar por cerca de 40 minutos depois que pegar pressão. Espere a pressão sair naturalmente e abra a lata somente depois que estiver completamente fria.

Posso fazer o doce de leite no micro-ondas?
Sim, você pode fazer o doce de leite no micro-ondas usando uma tigela grande e funda. Misture bem 1 lata ou caixinha de leite condensado com 1/2 xícara de água e leve ao micro-ondas por cerca de 15 minutos em potência alta, mexendo a cada 3 minutos. Cuidado para não transbordar ou queimar.

Posso fazer o doce de leite com outros tipos de açúcar?
Sim, você pode fazer o doce de leite com outros tipos de açúcar, como o mascavo, o demerara ou o coco. Porém, o sabor e a cor podem variar um pouco.

Neste artigo, você aprendeu como fazer um doce de leite caseiro simples, delicioso e versátil. Você também viu algumas dicas para variar o sabor e a textura do seu doce, e também para usá-lo em outras receitas doces. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa sobremesa típica da nossa culinária. Não se esqueça de deixar um comentário contando como ficou o seu doce de leite caseiro, e também suas sugestões para melhorar essa receita.

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira também: Bolo Gelado de travessa

Deixe um comentário