Empadinha com massa de guaraná

 

5 dicas para fazer uma empadinha com massa de guaraná deliciosa. Você já ouviu falar da empadinha com massa de guaraná? Essa é uma receita que combina a crocância e o sabor da massa folhada com o recheio cremoso e suculento da empadinha. A massa de guaraná é feita com a mistura de farinha de trigo, manteiga e refrigerante de guaraná, que dá um toque especial à massa. A empadinha com massa de guaraná é uma ótima opção para servir em festas, lanches ou como entrada. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa delícia em casa, com dicas simples e práticas. Confira!

Ingredientes da receita:

– 3 xícaras de farinha de trigo
– 200 g de manteiga gelada em cubos
– 1/2 xícara de refrigerante de guaraná
– 1 colher de chá de sal
– 1 gema para pincelar
– Recheio de sua preferência (frango, carne, queijo, etc.)

 O que é a massa de guaraná e por que ela é tão boa?

A massa de guaraná é uma massa folhada que leva refrigerante de guaraná na sua composição. O guaraná é uma fruta típica da Amazônia, que tem propriedades estimulantes e antioxidantes. O refrigerante de guaraná tem um sabor adocicado e levemente ácido, que ajuda a dar leveza e crocância à massa. A massa de guaraná é fácil de fazer e fica muito saborosa, podendo ser usada para fazer empadinhas, tortas, pastéis e outras receitas.

 Como fazer a empadinha com massa de guaraná?

Para fazer a empadinha com massa de guaraná, você vai precisar de uma forma de empada ou de cupcake, untada com manteiga ou óleo. Siga os passos abaixo:

– Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal.
– Adicione a manteiga gelada em cubos e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
– Acrescente o refrigerante de guaraná aos poucos, até formar uma massa homogênea e macia.
– Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
– Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada, até ficar fina.
– Corte círculos da massa com um cortador ou com a boca de um copo.
– Forre as forminhas com os círculos de massa, deixando uma borda sobrando.
– Coloque o recheio de sua preferência sobre a massa, sem encher demais.
– Corte outros círculos menores da massa e cubra as empadinhas, fechando bem as bordas.
– Pincele as empadinhas com a gema batida.
– Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos ou até dourar.

 Quais são os benefícios da empadinha com massa de guaraná?

A empadinha com massa de guaraná é uma receita que traz vários benefícios para a sua saúde e para o seu paladar. Veja alguns deles:

– A massa folhada é rica em carboidratos complexos, que fornecem energia para o organismo e ajudam a regular o açúcar no sangue.
– A manteiga é fonte de gorduras boas, que protegem o coração e o cérebro.
– O refrigerante de guaraná contém cafeína, que melhora o humor, a concentração e a disposição.
– O recheio pode ser feito com ingredientes variados, que trazem proteínas, fibras, vitaminas e minerais para a sua dieta.

 Quais são as outras receitas que você pode fazer com a massa de guaraná?

A massa de guaraná é muito versátil e pode ser usada para fazer outras receitas deliciosas. Veja algumas sugestões:

– Torta de frango com massa de guaraná: faça uma camada de massa de guaraná em uma forma, coloque um recheio de frango desfiado com molho de tomate e queijo, cubra com outra camada de massa e leve ao forno.
– Pastel de forno com massa de guaraná: corte a massa de guaraná em retângulos, coloque um recheio de sua preferência (carne, queijo, pizza, etc.), dobre a massa ao meio e feche as bordas. Pincele com gema e leve ao forno.
– Folhado de maçã com massa de guaraná: corte a massa de guaraná em quadrados, coloque uma fatia de maçã no centro, polvilhe com açúcar e canela, dobre as pontas da massa sobre a maçã e leve ao forno. Sirva com sorvete ou chantilly.

 Quais são as dúvidas mais comuns sobre a empadinha com massa de guaraná?

A empadinha com massa de guaraná é uma receita simples, mas que pode gerar algumas dúvidas. Veja as respostas para as perguntas mais frequentes:

– Posso usar outro refrigerante no lugar do guaraná? Sim, você pode usar outros refrigerantes, como Sprite, Fanta ou Coca-Cola, mas o sabor e a textura da massa podem mudar um pouco.
– Posso congelar a empadinha com massa de guaraná? Sim, você pode congelar as empadinhas já assadas ou cruas. Para descongelar, basta levar ao forno por alguns minutos até aquecer.
– Posso fazer a empadinha com massa de guaraná na airfryer? Sim, você pode fazer as empadinhas na airfryer, seguindo o mesmo processo da receita. Ajuste o tempo e a temperatura conforme o seu aparelho.

A empadinha com massa de guaraná é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai surpreender os seus convidados. Aproveite as nossas dicas e faça essa maravilha em casa. Não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou da receita e se tiver alguma sugestão ou dúvida. Bom apetite!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Bolinho de arroz perfeito

Deixe um comentário