Lanche com pão amanhecido

 

5 Lanches com pão amanhecido que vão te surpreender. Você sabia que o pão amanhecido pode ser aproveitado de várias formas deliciosas e nutritivas? Neste artigo, vamos te mostrar como transformar esse alimento que muitas vezes é descartado em lanches incríveis e fáceis de fazer. Além de economizar dinheiro, você vai contribuir para evitar o desperdício e ainda se deliciar com receitas que vão agradar toda a família.

Ingredientes da receita:

 

– Pão amanhecido (pode ser francês, de forma, integral ou o que você tiver em casa)
– Ovos
– Leite
– Queijo
– Presunto
– Tomate
– Cebola
– Alho
– Orégano
– Sal
– Pimenta
– Azeite
– Manteiga

 O que é o pão amanhecido e por que ele é bom para a saúde?

 

O pão amanhecido é aquele que perdeu a umidade e ficou mais duro e seco. Isso acontece porque o pão é um alimento rico em amido, que absorve a água do ar e depois a libera. Com o passar do tempo, o pão vai perdendo água e ficando mais firme.

Mas isso não significa que ele esteja estragado ou impróprio para consumo. Na verdade, o pão amanhecido tem algumas vantagens sobre o pão fresco, como:

– Ser mais fácil de digerir, pois o amido já foi parcialmente quebrado pela ação do ar e das bactérias.
– Ter menos calorias, pois perdeu parte da água que compõe seu peso.
– Ter mais fibras, pois o amido se transforma em um tipo de fibra chamada de amido resistente, que ajuda a regular o intestino e a controlar o açúcar no sangue.
– Ser mais versátil, pois pode ser usado em diversas receitas, como torradas, pudins, bolos, tortas e lanches.

 Como fazer lanches com pão amanhecido?

 

Fazer lanches com pão amanhecido é muito simples e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos que provavelmente já tem na sua cozinha. Veja como:

– Corte o pão amanhecido em fatias finas e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga.
– Em uma tigela, bata os ovos com um pouco de leite, sal e pimenta. Despeje essa mistura sobre as fatias de pão, cobrindo-as bem.
– Por cima, coloque fatias de queijo e presunto, tomate picado, cebola em rodelas, alho picado e orégano a gosto.
– Regue com um fio de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até dourar.
– Retire do forno e sirva quente ou frio.

 Por que fazer lanches com pão amanhecido é uma boa ideia?

 

Fazer lanches com pão amanhecido é uma ótima forma de aproveitar um alimento que seria jogado fora e ainda obter benefícios para a saúde. Além disso, você também vai:

– Economizar dinheiro, pois vai usar um ingrediente barato e que já tem em casa.
– Evitar o desperdício, pois vai dar um novo uso para um alimento que ainda pode ser consumido.
– Variar o cardápio, pois vai experimentar novos sabores e combinações.
– Agradar a todos, pois vai preparar um lanche saboroso e nutritivo que pode ser servido em qualquer ocasião.

 Quais são outras receitas com pão amanhecido que você pode fazer?

Se você gostou da ideia de fazer lanches com pão amanhecido, saiba que existem muitas outras receitas que você pode fazer com esse ingrediente. Aqui vão algumas sugestões:

– Rabanada: corte o pão amanhecido em fatias grossas e mergulhe-as em uma mistura de leite, ovos, açúcar e canela. Frite-as em óleo quente e polvilhe com açúcar e canela.
– Pudim de pão: corte o pão amanhecido em pedaços pequenos e coloque-os em uma forma caramelizada. Em uma panela, aqueça leite, açúcar, ovos e baunilha e despeje sobre o pão. Leve ao forno em banho-maria até ficar firme.
– Bolo de pão: corte o pão amanhecido em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela. Adicione leite, ovos, açúcar, óleo, fermento e frutas secas ou cristalizadas. Misture bem e coloque em uma forma untada. Leve ao forno até assar.
– Torta de pão: corte o pão amanhecido em fatias finas e forre uma forma untada com elas. Em uma panela, refogue carne moída, cebola, alho, tomate, sal e temperos. Coloque esse recheio sobre a camada de pão e cubra com outra camada de pão. Em uma tigela, bata ovos, leite, queijo ralado e sal e despeje sobre a torta. Leve ao forno até dourar.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o pão amanhecido?

 

Você pode ter algumas dúvidas sobre o pão amanhecido, como:

Como saber se o pão amanhecido ainda está bom para consumo? O pão amanhecido pode ser consumido desde que não apresente sinais de mofo, bolor ou alteração de cor ou cheiro. Se você notar algum desses sinais, descarte o pão imediatamente.
Como conservar o pão amanhecido por mais tempo? O pão amanhecido pode ser conservado por até uma semana em um recipiente fechado ou em um saco plástico na geladeira. Você também pode congelar o pão amanhecido por até três meses, retirando-o do freezer algumas horas antes de usar.
Como deixar o pão amanhecido mais macio? Se você quiser deixar o pão amanhecido mais macio para fazer torradas ou sanduíches, você pode umedecê-lo levemente com água ou leite e levá-lo ao forno ou ao micro-ondas por alguns segundos.

Neste artigo, você aprendeu como fazer lanches com pão amanhecido que vão te surpreender pela praticidade e pelo sabor. Você também viu como o pão amanhecido é um alimento que pode trazer benefícios para a sua saúde e para o seu bolso, além de evitar o desperdício. Agora que você sabe como aproveitar esse ingrediente de várias formas deliciosas e nutritivas, que tal experimentar as receitas que sugerimos? E se você gostou deste artigo, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões de outros temas que você gostaria de ver por aqui.

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira também: Torta de Carne Moída

Deixe um comentário