PÃO DE LEITE NINHO

 

5 dicas para fazer um delicioso pão de leite ninho. Você já experimentou o pão de leite ninho? Essa é uma receita simples, mas que faz muito sucesso entre os amantes de pães caseiros. O pão de leite ninho tem uma massa macia, fofinha e levemente adocicada, que combina perfeitamente com uma manteiga derretida ou uma geleia de sua preferência. Além disso, o pão de leite ninho é muito fácil de fazer e não requer muitos ingredientes. Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas para fazer um delicioso pão de leite ninho e surpreender a sua família e os seus amigos.

Ingredientes da receita:

– 1 xícara de leite morno
– 1/4 de xícara de óleo
– 2 ovos
– 1/2 xícara de açúcar
– 1 colher de sopa de fermento biológico seco
– 4 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
– 1/2 xícara de leite ninho
– 1 pitada de sal
– Manteiga para untar a forma e pincelar o pão

 O que é o leite ninho e por que ele faz a diferença no pão?

O leite ninho é um leite em pó integral, que tem um sabor mais concentrado e cremoso do que o leite comum. Ele é muito usado em receitas de doces, como brigadeiros, bolos e pudins, mas também pode ser usado em receitas salgadas, como o pão de leite ninho. O leite ninho confere ao pão uma textura mais macia e úmida, além de um sabor mais rico e adocicado. Ele também ajuda a dar uma cor mais dourada à casca do pão, deixando-o mais bonito e apetitoso.

Como fazer o pão de leite ninho passo a passo?

Fazer o pão de leite ninho é muito simples e rápido. Veja o passo a passo a seguir:

– Em uma tigela grande, misture o leite morno, o óleo, os ovos, o açúcar e o fermento. Mexa bem até dissolver o fermento.
– Adicione aos poucos a farinha de trigo, o leite ninho e o sal, misturando com uma colher ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou leite.
– Sove a massa por cerca de 10 minutos, até que fique lisa e elástica.
– Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano limpo e deixe descansar em um lugar aquecido por cerca de uma hora, ou até que dobre de volume.
– Divida a massa em 12 partes iguais e modele cada uma em formato de bola. Coloque as bolinhas em uma forma untada com manteiga, deixando um espaço entre elas. Cubra novamente com o pano e deixe crescer por mais 30 minutos.
– Preaqueça o forno a 180°C e leve o pão ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que esteja dourado.
– Retire o pão do forno e pincele manteiga por cima. Deixe esfriar um pouco antes de servir.

Quais são os benefícios do pão de leite ninho para a saúde?

O pão de leite ninho é uma ótima opção para o café da manhã ou para o lanche da tarde, pois é rico em carboidratos, que fornecem energia para o corpo. Além disso, ele também contém proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B, que são importantes para a manutenção dos músculos, dos ossos e do sistema nervoso. O pão de leite ninho também é fonte de fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol. Por ser caseiro, ele também é livre de conservantes e aditivos químicos, que podem ser prejudiciais à saúde.

 Quais são outras receitas que usam o leite ninho como ingrediente?

O leite ninho é um ingrediente versátil e saboroso, que pode ser usado em diversas receitas. Aqui estão algumas sugestões para você experimentar:

– Bolo de leite ninho: um bolo fofinho e úmido, com uma cobertura cremosa de leite ninho e leite condensado.
– Brigadeiro de leite ninho: um brigadeiro branco e macio, feito com leite ninho, leite condensado e manteiga. Você pode enrolar os brigadeiros em leite ninho ou em coco ralado.
– Pudim de leite ninho: um pudim fácil e rápido, que não vai ao forno e nem precisa de banho-maria. Basta bater no liquidificador o leite ninho, o leite, o leite condensado e a gelatina sem sabor, e levar à geladeira até firmar.
– Mousse de leite ninho: uma sobremesa leve e aerada, feita com leite ninho, creme de leite, leite condensado e suco de limão. Você pode decorar com raspas de limão ou frutas frescas.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o pão de leite ninho?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o pão de leite ninho são:

– Posso usar outro tipo de leite em pó no lugar do leite ninho?
Sim, você pode usar outro tipo de leite em pó integral ou desnatado, mas o sabor e a textura do pão podem ficar diferentes.
– Posso usar fermento químico no lugar do fermento biológico?
Não, o fermento químico não é adequado para fazer pães, pois ele não faz a massa crescer da mesma forma que o fermento biológico. O fermento químico é usado em bolos e biscoitos, que têm uma massa mais leve e aerada.
– Posso congelar o pão de leite ninho depois de assado?
Sim, você pode congelar o pão de leite ninho depois de assado, mas ele pode perder um pouco da maciez e do sabor. Para congelar, espere o pão esfriar completamente, embrulhe em papel alumínio ou plástico filme e coloque em um saco plástico bem fechado. Para descongelar, retire do freezer e leve ao forno pré-aquecido por alguns minutos, até que fique quente e macio.

O pão de leite ninho é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que vai deixar o seu café da manhã ou lanche da tarde muito mais gostoso. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer um pão macio, fofinho e saboroso, que vai agradar a todos. Experimente também as outras receitas que usam o leite ninho como ingrediente e se surpreenda com os resultados. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Bolo na taça de leite ninho

Deixe um comentário