Pudim de Padaria

 

5 dicas para fazer um pudim de padaria perfeito.  O pudim de padaria é uma das sobremesas mais tradicionais e deliciosas que existem. Mas você sabe como fazer um pudim de padaria perfeito, com aquela casquinha caramelizada e a textura cremosa? Neste artigo, vamos te ensinar os segredos para preparar um pudim de padaria irresistível, que vai deixar todos com água na boca.

Ingredientes da receita:

 

– 1 litro de leite
– 6 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de sopa de essência de baunilha
– 1 pitada de sal

 O que é o pudim de padaria?

 

O pudim de padaria é um tipo de pudim feito com leite, ovos e açúcar, que é cozido em banho-maria no forno. O pudim de padaria se diferencia do pudim tradicional por ter uma casquinha caramelizada na superfície, que é formada pelo açúcar que se derrete e se carameliza durante o cozimento. O pudim de padaria é uma receita de origem portuguesa, que foi trazida para o Brasil pelos imigrantes e se popularizou nas padarias e confeitarias do país.

 Como fazer o pudim de padaria?

 

Para fazer o pudim de padaria, você vai precisar de uma forma redonda com furo no meio, que deve ser untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Em uma panela, leve ao fogo médio o leite, o açúcar, a baunilha e o sal, mexendo até dissolver o açúcar. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou um garfo, até ficarem homogêneos. Adicione o leite quente aos poucos, mexendo sem parar, para não cozinhar os ovos. Coe a mistura em uma peneira e despeje na forma. Leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 50 minutos ou até que o pudim esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Desenforme o pudim em um prato e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Por que o pudim de padaria é tão bom?

O pudim de padaria é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois tem um sabor suave e uma textura macia. Além disso, o pudim de padaria é fácil de fazer e não requer muitos ingredientes. O pudim de padaria também é uma ótima opção para aproveitar as sobras de leite e ovos que você tem na geladeira. E o melhor: o pudim de padaria fica ainda mais gostoso no dia seguinte, depois de ficar bem geladinho.

 Outras receitas de pudim que você pode gostar

 

Se você gostou do pudim de padaria, que tal experimentar outras receitas de pudim que também são deliciosas? Confira algumas sugestões:

– Pudim de leite condensado: o clássico dos clássicos, feito com leite condensado, leite e ovos, e coberto com uma calda de caramelo.
Pudim de chocolate: para os amantes do chocolate, esse pudim é feito com chocolate em pó ou derretido, leite condensado, creme de leite e ovos.
– Pudim de coco: esse pudim tem um sabor tropical e refrescante, feito com leite de coco, coco ralado, leite condensado e ovos.
Pudim de queijo: esse pudim tem um toque salgado e cremoso, feito com queijo minas frescal ou ricota, leite condensado, leite e ovos.

Dúvidas frequentes sobre o pudim de padaria

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer o pudim de padaria? Veja as respostas para as perguntas mais comuns:

– Como fazer a casquinha do pudim de padaria? A casquinha do pudim de padaria é formada pelo açúcar que se carameliza no forno. Para isso, você deve untar a forma com manteiga e polvilhar com açúcar, e colocar o pudim em banho-maria no forno. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tamanho da forma e a potência do forno, mas geralmente leva cerca de 50 minutos. Você pode verificar se o pudim está pronto espetando um palito no centro, que deve sair limpo.
Como desenformar o pudim de padaria? Para desenformar o pudim de padaria, você deve esperar que ele esfrie completamente, pois se estiver quente pode quebrar. Depois, passe uma faca sem ponta nas bordas da forma, para soltar o pudim. Coloque um prato sobre a forma e vire com cuidado, para que o pudim saia inteiro. Se o pudim estiver grudado na forma, você pode aquecer a base da forma em uma chama baixa, para derreter o caramelo e facilitar a desenformação.
– Como conservar o pudim de padaria? O pudim de padaria deve ser conservado na geladeira, em um recipiente fechado ou coberto com filme plástico, para evitar que resseque ou absorva odores. O pudim de padaria pode durar até 5 dias na geladeira, se armazenado corretamente. Você também pode congelar o pudim de padaria, em porções individuais ou inteiro, por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar na geladeira por algumas horas ou no micro-ondas por alguns minutos.

O pudim de padaria é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer, que leva apenas leite, ovos e açúcar. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer um pudim de padaria perfeito, com uma casquinha caramelizada e uma textura cremosa. Experimente essa receita e surpreenda a sua família e os seus amigos. E não se esqueça de deixar um comentário contando como ficou o seu pudim de padaria e se você gostou das nossas sugestões. Até a próxima!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

confira aqui: Bolo trufado de café

Deixe um comentário