Rabanada doce

 

5 dicas para fazer uma rabanada doce deliciosa. A rabanada doce é uma sobremesa típica da época natalina, mas que pode ser apreciada em qualquer ocasião. Ela consiste em fatias de pão embebidas em uma mistura de leite, ovos e açúcar, fritas e polvilhadas com canela. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita. Neste artigo, vamos te dar 5 dicas para fazer uma rabanada doce deliciosa e surpreender a sua família e amigos.

Ingredientes da receita:

– 1 pão francês amanhecido
– 2 xícaras de leite
– 3 ovos
– 1/2 xícara de açúcar
– Óleo para fritar
– Canela e açúcar para polvilhar

 Por que usar pão amanhecido?

Uma das dicas mais importantes para fazer uma rabanada doce é usar pão amanhecido, ou seja, que não esteja fresco. Isso porque o pão fresco absorve muito líquido e fica mole demais, podendo se desmanchar na hora de fritar. Já o pão amanhecido tem uma textura mais firme e seca, que mantém a forma e fica crocante por fora e macio por dentro.

 Como fazer a rabanada doce passo a passo

Para fazer a rabanada doce, você vai precisar de uma tigela, um prato fundo, uma frigideira e uma travessa. Siga os passos abaixo:

– Corte o pão em fatias de cerca de 2 cm de espessura.
– Em uma tigela, misture o leite e o açúcar até dissolver.
– Em um prato fundo, bata os ovos com um garfo.
– Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio-alto.
– Mergulhe as fatias de pão na mistura de leite e depois nos ovos batidos, escorrendo o excesso.
– Frite as fatias de pão no óleo quente, virando uma vez, até dourarem dos dois lados.
– Escorra as rabanadas em papel toalha e transfira para uma travessa.
– Polvilhe canela e açúcar a gosto sobre as rabanadas.

Quais são os benefícios da rabanada doce?

A rabanada doce é uma sobremesa que pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumida com moderação. Entre eles, podemos citar:

– O pão é fonte de carboidratos, que fornecem energia para o organismo.
– O leite é fonte de cálcio, que fortalece os ossos e os dentes.
– Os ovos são fonte de proteínas, que auxiliam na formação dos músculos e dos tecidos.
– A canela é fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

 Quais são outras receitas de rabanada doce?

Se você gostou da receita de rabanada doce tradicional, pode experimentar outras variações que também são deliciosas. Veja algumas sugestões:

– Rabanada recheada: antes de mergulhar as fatias de pão no leite e nos ovos, recheie-as com doce de leite, Nutella ou geleia.
– Rabanada assada: em vez de fritar as rabanadas no óleo, leve-as ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até dourarem.
Rabanada com frutas: depois de polvilhar canela e açúcar sobre as rabanadas, decore-as com frutas frescas ou secas, como banana, morango, maçã ou uva passa.

 Quais são as dúvidas mais comuns sobre a rabanada doce?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre a rabanada doce são:

Posso usar outro tipo de pão? Sim, você pode usar pão de forma, pão de leite, pão de brioche ou qualquer outro pão que seja firme e seco.
– Posso usar outro tipo de leite? Sim, você pode usar leite integral, leite desnatado, leite vegetal ou até mesmo suco de laranja ou vinho do Porto para dar um sabor diferente.
– Posso guardar as rabanadas na geladeira? Sim, você pode guardar as rabanadas na geladeira por até 3 dias em um recipiente fechado. Para reaquecê-las, basta colocá-las no micro-ondas ou no forno.

A rabanada doce é uma sobremesa fácil e saborosa que pode ser feita em qualquer época do ano. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer uma rabanada doce deliciosa e surpreender a sua família e amigos. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Deixe um comentário abaixo com a sua opinião e sugestões. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Torta de Frango Cremosa de liquidificador

Deixe um comentário