Sabão Caseiro

5 receitas de sabão feito com soda que você precisa conhecer. Você sabia que é possível fazer sabão em casa usando soda cáustica? Essa é uma forma de economizar dinheiro, aproveitar óleos usados e ainda contribuir para o meio ambiente. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer sabão feito com soda de forma simples e segura, e te mostrar algumas receitas incríveis para você experimentar.
Ingredientes da receita básica:
– 500 g de soda cáustica em escamas
– 2 litros de água
– 4 litros de óleo de cozinha usado e coado
– 20 ml de essência de sua preferência (opcional)

 O que é soda cáustica e por que usá-la para fazer sabão?

A soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio, é uma substância alcalina que reage com os ácidos graxos presentes no óleo, produzindo o sabão. Esse processo é chamado de saponificação. A soda cáustica é muito usada na indústria química, mas também pode ser encontrada em supermercados e lojas de materiais de construção. Ela é um produto corrosivo e deve ser manuseada com cuidado, usando luvas, óculos e máscara de proteção. Além disso, ela deve ser dissolvida em água fria, nunca em água quente, para evitar queimaduras e explosões.
A vantagem de usar soda cáustica para fazer sabão é que ela permite aproveitar o óleo de cozinha usado, que normalmente seria descartado no lixo ou na pia, causando entupimentos e poluição. Ao transformar o óleo em sabão, você evita o desperdício e ainda obtém um produto útil para a limpeza da casa e das roupas.

 Como fazer sabão feito com soda passo a passo

Para fazer sabão feito com soda, você vai precisar de um balde grande, uma colher de pau, uma forma de bolo ou uma caixa de papelão forrada com plástico, e os ingredientes da receita básica. Siga os passos a seguir:
1. Dissolva a soda cáustica em 1 litro de água fria, mexendo bem com a colher de pau. Cuidado para não respingar ou inalar os vapores. Deixe a mistura esfriar por cerca de uma hora.
2. Aqueça o óleo em uma panela até ficar morno. Não deixe ferver.
3. Despeje o óleo no balde com a soda dissolvida, mexendo sempre em um único sentido até obter uma mistura homogênea e espessa.
4. Adicione a essência de sua preferência e misture bem.
5. Despeje a massa na forma ou na caixa de papelão e alise a superfície com a colher.
6. Cubra com um pano e deixe secar por 24 horas.
7. Corte o sabão em barras do tamanho que desejar e deixe curar por mais 15 dias antes de usar.

Quais são os benefícios do sabão feito com soda?

O sabão feito com soda tem várias vantagens em relação aos sabões comerciais. Veja algumas delas:
– É mais barato e rende mais
– É biodegradável e não agride o meio ambiente
– É hipoalergênico e não contém conservantes ou corantes artificiais
– É eficaz na remoção de manchas e gorduras
– Pode ser personalizado com diferentes essências e cores

Outras receitas de sabão feito com soda que você pode testar

Se você gostou da receita básica de sabão feito com soda, que tal experimentar outras variações? Confira algumas sugestões abaixo:
– Sabão de coco: substitua o óleo de cozinha por óleo de coco e adicione 100 g de coco ralado na hora de despejar a massa na forma.
– Sabão de limão: adicione o suco e as raspas de dois limões na hora de misturar o óleo com a soda.
– Sabão de aveia: adicione 100 g de aveia em flocos na hora de despejar a massa na forma. A aveia ajuda a esfoliar e hidratar a pele.
– Sabão de café: adicione 100 g de borra de café na hora de misturar o óleo com a soda. O café ajuda a eliminar odores e a clarear roupas brancas.

Dúvidas comuns sobre o sabão feito com soda

Você ainda tem alguma dúvida sobre o sabão feito com soda? Veja se alguma delas está respondida abaixo:
– O sabão feito com soda é seguro para a pele?
Sim, desde que você siga as medidas de segurança na hora de manusear a soda cáustica e deixe o sabão curar pelo tempo necessário. O sabão feito com soda é hipoalergênico e pode ser usado até mesmo por pessoas com pele sensível.
O sabão feito com soda é bom para lavar louça?
Sim, o sabão feito com soda é ótimo para lavar louça, pois tem alto poder desengordurante e não deixa resíduos. Você pode usar o sabão em barra ou ralar e dissolver em água para fazer um detergente líquido caseiro.
O sabão feito com soda pode ser usado na máquina de lavar?
Sim, o sabão feito com soda pode ser usado na máquina de lavar, tanto para roupas brancas quanto coloridas. Você pode usar o sabão em barra ou ralar e dissolver em água para fazer um sabão líquido caseiro.
Agora que você aprendeu como fazer sabão feito com soda, que tal colocar em prática e surpreender sua família e amigos com suas criações? Além de economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente, você ainda pode se divertir e relaxar fazendo seus próprios sabões. Não se esqueça de deixar um comentário contando como foi sua experiência e se você tem alguma sugestão de receita. Até a próxima!

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira também: Gelatina Colorida

Deixe um comentário