Sobremesa moça de coco

 

 5 sobremesas com leite moça e coco que vão te surpreender.  Você sabia que o leite moça e o coco são dois ingredientes versáteis e deliciosos que podem ser usados em diversas sobremesas? Neste artigo, vamos te mostrar como preparar cinco receitas incríveis com esses dois produtos, que vão desde o tradicional pudim até um bolo de coco gelado. Ficou com água na boca? Então continue lendo e aprenda a fazer essas maravilhas!

Ingredientes da receita:

 

– Para o pudim de leite moça e coco:

– 1 lata de leite moça
– 1 medida da lata de leite
– 4 ovos
– 1 xícara de coco ralado
– 1 xícara de açúcar para caramelizar a forma

Para o bolo de coco gelado:

– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 xícara de leite
– 1 lata de leite moça
– 200 ml de leite de coco
– 100 g de coco ralado para polvilhar

Para o brigadeiro de colher com coco:

– 1 lata de leite moça
– 2 colheres de sopa de chocolate em pó
– 1 colher de sopa de manteiga
– 50 g de coco ralado

Para o quindim:

– 10 gemas
– 2 claras
– 2 xícaras de açúcar
– 100 g de coco ralado
– Manteiga e açúcar para untar as forminhas

Para o beijinho:

– 1 lata de leite moça
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Coco ralado para enrolar e decorar

 O que é leite moça e como ele surgiu?

 

O leite moça é um produto que faz parte da história e da cultura brasileira. Ele foi criado em 1890, na Suíça, pela empresa Nestlé, como uma forma de conservar o leite fresco por mais tempo. O nome “moça” foi dado em homenagem à imagem da jovem camponesa que estampava as latas. O leite moça é um leite condensado, ou seja, um leite que passa por um processo de evaporação parcial da água e adição de açúcar, resultando em um produto cremoso, doce e versátil. Ele pode ser usado em diversas receitas, como doces, bolos, tortas, sorvetes, mousses e muito mais.

 Como fazer as sobremesas com leite moça e coco?

 

Para fazer as sobremesas com leite moça e coco, você vai precisar seguir alguns passos simples. Veja a seguir:

– Para o pudim de leite moça e coco:

– Em uma panela, leve o açúcar ao fogo baixo, mexendo até formar um caramelo. Despeje-o em uma forma redonda com furo central e espalhe por toda a superfície. Reserve.
– No liquidificador, bata o leite moça, o leite, os ovos e o coco ralado até ficar homogêneo. Despeje na forma caramelizada e leve ao forno médio, em banho-maria, por cerca de uma hora ou até que esteja firme.
– Espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos quatro horas. Desenforme e sirva.

– Para o bolo de coco gelado:

– Em uma tigela, bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo. Adicione a farinha peneirada com o fermento e misture delicadamente. Despeje em uma forma retangular untada e enfarinhada e leve ao forno médio por cerca de meia hora ou até que esteja dourado.
– Em uma panela, misture o leite moça e o leite de coco e leve ao fogo baixo, mexendo até ficar bem quente. Não deixe ferver.
– Retire o bolo do forno e faça furos com um garfo. Regue com a mistura de leite moça e leite de coco e deixe absorver. Leve à geladeira por pelo menos duas horas.
– Corte em quadrados e passe no coco ralado. Sirva gelado.

– Para o brigadeiro de colher com coco:

– Em uma panela, misture o leite moça, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela.
– Desligue o fogo e misture o coco ralado. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.
– Sirva em potinhos ou colheres, decorando com mais coco ralado se desejar.

– Para o quindim:

– Em uma tigela, misture as gemas, as claras, o açúcar e o coco ralado. Deixe descansar por meia hora.
– Unte forminhas de empada com manteiga e açúcar e preencha com a massa até dois terços da capacidade.
– Leve ao forno médio, em banho-maria, por cerca de 25 minutos ou até que estejam dourados.
– Espere esfriar e desenforme. Sirva gelado ou em temperatura ambiente.

Para o beijinho:

– Em uma panela, misture o leite moça e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar, até desgrudar do fundo da panela.
– Desligue o fogo e deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe no coco ralado. Coloque em forminhas de papel e decore com cravos-da-índia se quiser.

 Por que as sobremesas com leite moça e coco são tão gostosas?

 

As sobremesas com leite moça e coco são tão gostosas porque combinam dois ingredientes que se complementam perfeitamente. O leite moça é um produto cremoso, doce e que confere uma textura macia às receitas. Já o coco é um fruto tropical, que tem um sabor refrescante, aromático e que adiciona uma crocância às sobremesas. Além disso, ambos os ingredientes são ricos em nutrientes, como cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitaminas e fibras.

 Quais são outras receitas com leite moça e coco que você pode fazer?

 

Se você gostou das receitas que ensinamos neste artigo, saiba que existem muitas outras que você pode fazer com leite moça e coco. Veja algumas sugestões:

Cocada cremosa: é uma versão mais mole da tradicional cocada, feita com leite moça, coco ralado e leite. Você pode servir em copinhos ou colheradas.
– Torta de coco: é uma torta feita com uma massa de biscoito triturado, recheada com um creme de leite moça e coco e coberta com chantilly e mais coco ralado.
– Mousse de coco: é uma sobremesa leve e aerada, feita com leite moça, creme de leite, gelatina sem sabor e coco ralado. Você pode decorar com raspas de chocolate ou frutas vermelhas.
Arroz doce com coco: é uma variação do clássico arroz doce, feito com arroz cozido no leite moça, leite de coco e canela em pau. Você pode polvilhar canela em pó ou coco ralado por cima.

Para não perder nenhuma das nossas deliciosas receitas entre em nosso grupo de WhatsApp e confira a receita que deixei abaixo para você:

Confira aqui: Bolo trufado de café

Deixe um comentário