Strogonoff de carne delicioso e fácil de fazer

Strogonoff de carne. é um prato clássico da culinária mundial que tem origem na Rússia e se tornou popular em muitos países ao redor do mundo. Essa deliciosa receita é conhecida por seu sabor rico e cremoso, combinando tiras de carne suculento com um molho cremoso à base de creme de leite e tomate. É um prato versátil que pode ser servido com arroz, batatas ou massa, tornando-se uma opção perfeita para refeições em família ou para impressionar convidados em ocasiões especiais.

A história do strogonoff remonta ao século XIX, quando a aristocracia russa era conhecida por sua culinária sofisticada e extravagante. Acredita-se que o prato tenha sido criado pelo chef francês Auguste Escoffier, que servia o Conde Pavel Alexandrovich Stroganov, um membro proeminente da aristocracia russa. A receita original era feita com carne bovina, mas ao longo do tempo, outras variações, como a de frango, foram sendo desenvolvidas.

Hoje em dia, o strogonoff de carne é uma opção popular para aqueles que desejam uma refeição reconfortante e deliciosa. É uma receita fácil de fazer em casa, com ingredientes comuns encontrados na maioria das cozinhas, e pode ser adaptada de acordo com o gosto pessoal de cada um. Vamos aprender como fazer um delicioso strogonoff de carne caseiro?

Os ingredientes básicos para o strogonoff de carne são: carne cortado em tiras, cebola, alho, manteiga, óleo, molho de tomate, ketchup, mostarda, creme de leite e temperos como sal, pimenta e páprica. A preparação começa com a dourar a cebola e o alho em uma mistura de manteiga e óleo em uma frigideira. Em seguida, as tiras de carne são adicionadas e fritas até ficarem douradas por fora. O molho de tomate, o ketchup e a mostarda são adicionados à frigideira para dar sabor ao prato. Os temperos são ajustados de acordo com o gosto pessoal, comum toque de sal, pimenta e páprica para realçar os sabores. Por fim, o creme de leite é adicionado para dar a característica cremosidade ao prato.

Uma das vantagens do strogonoff de carne é a sua versatilidade. Além de poder ser servido com arroz branco, é possível também acompanhar com batatas fritas, batata palha ou até mesmo massa, como o macarrão. Outra opção é acrescentar cogumelos, que são uma adição clássica ao strogonoff, ou até mesmo substituir o frango por carne bovina, se preferir.

O strogonoff de carne é um prato que agrada a todos os paladares, sendo uma opção de refeição reconfortante e saborosa para ser desfrutada em diversas ocasiões. Seja em um jantar em família, um almoço de domingo ou uma celebração especial, o strogonoff de carne.

Ingredientes para o Strogonoff de carne 

  • 500 g de carne em tiras finas filé mignon, contra-filé
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • meia cebola picada
  • 1 tablete de Caldo Carne
  • 4 colheres (sopa) de água fervente
  • meia xícara (chá) de conhaque
  • 200 g de champignons em conserva fatiados
  • 3 colheres (sopa) de extrado de tomate
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de ketchup
  • 1 caixa de Creme de Leite sem soro
  • Sal a gosto 

Modo de preparo do Strogonoff de carne especial

  1. Primeiramente em um recipiente, tempere a carne com a pimenta-do-reino e o sal.
  2. Logo após em uma frigideira grande, derreta 2 colheres (sopa) da manteiga e doure a carne, aos poucos, em fogo médio/alto.
  3. Dessa forma, retire a carne e coloque a manteiga restante na frigideira.
  4. Assim refogue a cebola, junte a carne, acrescente o Caldo de carnes e a água fervente e mexa bem até dissolver.
  5. Logo após despeje o conhaque, espere aquecer e incline levemente a frigideira para flambar o conhaque.
  6. Dessa forma aguarde acabar a chama. Assim Junte os champignons, tampe a frigideira e deixe por aproximadamente 5 minutos.
  7. Logo depois acrescente o extrato de tomate, a mostarda e o ketchup, misture bem.
  8. Assim baixe o fogo, deixe por cerca de 5 minutos, com a frigideira tampada.
  9. Por fim incorpore delicadamente o Creme de Leite e retire do fogo antes de ferver. Sirva.
  10. Agora e só aproveitar essa delícia!

Veja também

Veja outras receitas em nosso site

Veja outras receitas em site parceiro

Deixe um comentário